Doula é uma mulher sem experiência técnica na área da saúde, que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com o bebê. Seu papel é segurar a mão da mulher, respirar com ela, sorrir para ela, prover encorajamento, tranquilidade e harmonia. Durante o trabalho de parto a doula utiliza métodos não farmacológicos para alívio da dor, tais como: respiração, relaxamento, movimentação e posicionamentos diversos. Ela reconhece o nascimento como uma experiência importante na vida da mulher com conotações psicoespirituais profundas. Compreende a fisiologia do parto e as necessidades da mulher em trabalho de parto, de modo que sabe como ajudá-la quando for necessário.
 
É importante frisar que a doula não faz diagnósticos, não avalia pressão arterial, nem temperatura, não verifica batimentos cárdiofetais, não avalia a dilatação, não toma decisões pela mulher em trabalho de parto e, também, não é porta-voz da mulher ou da sua família. Esses limites devem ser bem esclarecidos para não gerar falsas expectativas.

Na relação com a família, a doula deve tomar cuidado para não ocupar o espaço do acompanhante ou excluir a família presente; eles fazem parte do universo da mulher e os limites devem ser estabelecidos por esta. A doula deve buscar sempre a parceria com o acompanhante e familiares presentes, atuando como promotora da paz e da harmonia, envolvendo, sempre que possível, a participação do acompanhante.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora